CNV nas escolas e os impactos positivos – Nossa cultura não nos tornou hábeis na árdua tarefa de comunicarmos de forma eficiente, pois temos dificuldade de falarmos genuinamente de nós.

Em um mundo onde estamos expostos nas redes sociais, visualizar “fora” algo que não nos agrada é mais fácil do que perceber dentro de nós.

A proposta da CNV é trabalhar uma comunicação onde possamos falar sobre nós, como analisamos a situação, nos sentimos e do que necessitamos.

Geralmente, temos grande dificuldade em chegar a esse último item que é o pedido, talvez por acharmos que o outro é capaz de entender o que queremos.

Porém, essa leitura da “mente alheia” está equivocada.

Estabelecida essa nova matriz de comunicação, teríamos um ambiente escolar mais sadio e cooperativo, com espaço para que os alunos possam pontuar seus sentimentos e necessidades.

Gerando mudanças

Podemos observar que, muitas vezes, esses sentimentos e necessidades trazidas serão comuns, fazendo com que automaticamente tenhamos pessoas mais empáticas.

O que aumentará a tolerância com as diferenças em vários âmbitos, diminuindo assim, os casos de bullying tão frequentes.

Trazer a empatia e um espaço de pertencimento, onde cada um ocupa o seu lugar, com certeza será um avanço para combater as rivalidades e exclusões, dentro da escola.

Entendendo melhor à nós, certamente entenderemos melhor o outro, gerando assim, uma cadeia positiva de atitudes que visem a transformar esses espaços.

E você? Consegue já visualizar esse ambiente? Vamos juntos transformar esses espaços?

CNV nas escolas e os impactos positivos

Veja outros artigos relacionados:

CNV para as escolas

A exposição pode causar conflitos?

Qual comportamento plasmamos em sociedade?