Mediação Escolar: o que se ganha ? A mediação escolar é um método adequado e eficaz na solução de conflitos em ambiente escolar.
Assim, quando se fala de mediação, diz-se de um mecanismo de gestão pacífica de conflitos por meio do diálogo.
Sendo assim, quando duas pessoas ou grupos têm um problema, pedem ao mediador para ajudá-los a resolvê-lo de comum acordo.
Sua aplicação dentro das escolas, envolve os conflitos entre alunos, mas também entre alunos e professores, entre professores, ou entre o corpo docente e a parte administrativa.
Porém, sua aplicação não se restringe em “resolver” um conflito que já esteja estabelecido, mas, principalmente, dialoga com a prevenção de novos conflitos, com a transformação do ambiente escolar e o protagonismo dos estudantes.
Protagonismo
No aspecto do protagonismo, olhamos a questão da inclusão, onde há o acompanhamento do aluno diariamente no ambiente escolar, auxiliando-o a desenvolver suas próprias ferramentas para que possa usufruir do que a escola pode oferecer de maneira independente.
Isso faz com que a criança se sinta mais potente e autônoma, para lidar, diariamente, com os obstáculos acadêmicos e da vida.
Materiais didáticos
Outra questão a ser vista é a adaptação do material didático que será utilizado pela criança para o formato ideal em que a acessibilidade se faz presente.
São exemplos desses materiais: tarefas em sala de aula, além dos testes e provas (lembrando, porém, que esse olhar diferenciado para a questão da inclusão se faz mais importante do que nunca com o aumento dos números de casos de crianças com algum tipo de necessidade especial).
Abaixo, apresento alguns exemplos de materiais que podem ser utilizados:
Livros e Histórias
- Contos de fadas adaptados: histórias clássicas como “O Lobo Mau” ou “A Branca de Neve” podem ser adaptadas para abordar temas como empatia, resolução de problemas e comunicação assertiva.
- Histórias em quadrinhos: HQs com personagens infantis lidando com situações de conflito podem ajudar a visualizar e entender diferentes perspectivas.
- Livros sobre emoções: obras que exploram as diferentes emoções e como lidar com elas de forma saudável são ótimas para desenvolver a autoconsciência e a inteligência emocional.
Jogos e Dinâmicas
- Jogos de cooperação: jogos que exigem trabalho em equipe e resolução de problemas em conjunto podem fortalecer os laços entre os alunos e promover a colaboração.
- Roda da conversa: uma atividade simples, mas eficaz, para que os alunos expressem seus sentimentos e opiniões de forma segura e respeitosa.
- Role-playing: simulações de situações de conflito podem ajudar os alunos a praticar diferentes estratégias de resolução de problemas.
Vídeos e Filmes
- Curtas-metragens: vídeos curtos que abordam temas como bullying, discriminação e resolução de conflitos podem gerar discussões importantes.
- Documentários: documentários sobre líderes que promovem a paz e a justiça podem inspirar os alunos a buscar soluções pacíficas para os conflitos.
Outros Materiais (Mediação Escolar)
- Cartas de emoções: cartões com diferentes emoções podem ser usados para ajudar os alunos a identificar e expressar seus sentimentos.
- Pôsteres e cartazes: materiais visuais com frases inspiradoras e dicas para a resolução de conflitos podem decorar a sala de aula e servir como lembretes.
- Caixas de sugestões: uma caixa onde os alunos podem deixar sugestões anônimas para melhorar o ambiente escolar.
Recursos Online
- Plataformas digitais: existem diversas plataformas online com jogos, atividades e recursos educacionais sobre mediação de conflitos.
- Vídeos do YouTube: YouTube oferece uma vasta gama de vídeos sobre temas relacionados à resolução de conflitos, como animações, documentários e depoimentos.
Além disso, a mediação é uma excelente ferramenta para ser trabalhada nos casos de bullying.
O que ela visa, veja logo abaixo!
Segue uma lista exemplificativa de seus objetivos:
- Promover a pacificação de conflitos, mas também evitar.
- Buscar a cooperação.
- Encontrar soluções positivas para todas as partes.
- Promover a inclusão no ambiente escolar.
- Estimular o desenvolvimento da inteligência emocional.
- Criar um ambiente de aprendizagem inovador, plural e acolhedor.
- Estimular a compreensão mútua e o respeito.
É fundamental voltarmos o olhar, o quanto antes, para a mediação, levando-a para o ambiente escolar, onde pode ter um grande impacto positivo para a sociedade.
Família e escola engajados podem fazer uma verdadeira revolução no mundo que queremos deixar para as futuras gerações.
Veja outros artigos relacionados:
Os 4 Pilares da Comunicação Não Violenta
Desafios e Soluções para Comunicação Não Violenta em Escolas
Top global news stories, keep up to date.
global news stories pick-news.com .
Оклейка авто пленкой под хром: роскошный и современный вид для вашего авто
защитная оклейка авто https://okleyka-avto-plenkoy-1.ru/ .
Энергосберегающие каркасные дома: преимущества и экономия на отоплении
каркасные дома под ключ в спб http://spb-karkasnye-doma.ru/ .